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História do Bilhete Único
O cartão Octopus é um cartão inteligente para valores recarregável e que não precisa se conectar a uma rede de telecomunicações para realizar a transação. É utilizado para transferir os pagamentos eletrônicos em sistemas on-line ou off-line em Hong Kong. Lançado em setembro de 1997 para coletar as tarifas do sistema de transporte de massa do território de Hong Kong, o sistema de cartão Octopus foi o primeiro sistema de cartões inteligentes sem contato no mundo e desde então tem crescido como sistema de pagamento muito utilizado para praticamente todos os transportes públicos em Hong Kong.
O cartão Octopus também é utilizado para o pagamento em lojas de conveniência, supermercados, restaurantes fast-food, estacionamentos de rua (como a Zona Azul no Brasil), estacionamentos fechados, e outros pontos de venda, tal como em estações de serviço e máquinas de venda automática (junkfood).
O cartão Octopus é reconhecido internacionalmente, ganhando o prêmio do presidente da World Information Technology and Services Alliance's 2006 Global IT Excellence Award por ter se tornado o mais complexo sistema automático de coleta de tarifas do mundo sem contato com a rede de dados e por seu uso inovador de tecnologias, tendo se tornado o principal meio de realizar os pagamentos pelos usuários. De acordo com a Octopus Cards Limited, operador do sistema de cartão Octopus, há mais de 17 milhões de cartões em circulação, mais que o dobro da população de Hong Kong. Os cartões são usados por 95 por cento da população de Hong Kong na faixa etária de 16 a 65 anos, gerando mais de 10 milhões de transações diárias no valor total de cerca de 3,7 bilhões de dólares por ano.
O slogan da Octopus Card Limited e seus produtos (os cartões) é "Fazendo o dia-a-dia mais fácil" (Making Everyday Life Easier). Este slogan também fas parte do capítulo Missão nas diretrizes da empresa.
Fonte: Wikipedia
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Estado do Rio de Janeiro - Bilhete único Fluminense
Em 29 de dezembro de 2009, a Lei 5628/09 instaurou o Bilhete Único na região
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O Bilhete Único RJ poderá ser incorporado a qualquer modalidade de RioCard mediante solicitação do comprador de créditos do cartão, tornando desnecessária a compra de um novo cartão.
Para compra avulsa, será disponibilizado nas bilheterias dos trens, metrô, barcas, nas lojas da Fetranspor e também pela Loja Virtual do Bilhete Único RJ, porém seu uso como bilhete único não será imediato, pois em todos os casos é necessária a associação prévia a um CPF, o que faz com que o bilhete único comprado nesses locais só possa ser utilizado 48h depois da compra.
Bus Rapid Transit (BRT) é a modalidade de transporte que pode desafograr o trânsito nas grandes cidades! |
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A farsa do Bilhete Único Carioca: 5 motivos pro sistema ser mambembe
Uma solução negociada
Pra quem ainda não percebeu, a maximização do lucro pela empresa concessionária inevitavelmente vai de encontro com a qualidade do serviço prestado ao cidadão. O ônibus lotado é muito eficiente para o empresário, mas péssimo para o passageiro. A concorrência seria um fator de coerção a essa prática, mas ela não existe porque a concessionária detém o monopólio da linha, entregue pelo governo. E ai o ciclo se fecha. O governo é parceiro desse sistema, e por diversos motivos não se compromete, como representante dos seus eleitores, a mudar um quadro amplamente desfavorável ao cidadão.
Isso tudo pra dizer que a criação do bilhete único no Rio de Janeiro, como descrito nos cinco pontos acima, em nenhum momento atingiu os interesses das empresas concessionárias, pelo contrário, foi uma solução negociada que também trouxe benefícios a ela; pagamento adiantado, fidelidade do passageiro (quem tem bilhete único acaba não pegando a van) e flexibilidade da cobrança nos ônibus com ar-condicionado são exemplos concretos. No entanto, não é possível melhorar o sistema de transporte da cidade sem entrar em conflito com esses interesses (como visto, ônibus lotado = mais lucro).
Na queda de braço entre passageiro e concessionária, o governo silenciosamente já escolheu o seu lado. Não custa lembrar que o transporte no Rio de Janeiro é um dos mais caros do mundo e o serviço é deprimente. Faz-se necessária, portanto, uma mudança efetiva na lógica da mobilidade urbana na cidade. A situação não vai mudar a partir de uma iniciativa de governo, como o discurso oficial quer dar a entender, mas sim da mobilização da sociedade organizada na luta por um transporte público acessível e de qualidade. Transcrito do site CidadesPossíveis
Trabalhador Brasileiro: Quer ganhar créditos em seu vale trasnporte?
O vale-transporte foi instituído pela Lei Federal nº 7418 de 16/12/1985 e regulamentada pelo Decreto nº 92.180 de 19/12/1985 que em síntese diz:
O vale-transporte constitui benefício que o empregador antecipará ao trabalhador para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa. Entende-se como deslocamento a soma dos segmentos para a viagem do beneficiário. O vale-transporte é custeado: pelo beneficiário na parcela equivalente a 6%(seis por cento), descontados mensalmente, de seu salário básico ou vencimento excluídos quaisquer adicionais ou vantagens; pelo empregador no que exceder a parcela relativa a 6% (seis por cento). |
As vantagens do Bilhete Único Patrocinado para o Cidadão Trabalhador Brasileiro.
O cidadão carioca (e o trabalhador brasileiro) que usa o bilhete único pode agora ter um patrocinio mensal e outros benefícios nessa modalidade de transporte!
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Veja essa reportagem: Os irmãos Rosa e Daniel Pereira, moradores do Jardim São Domingos (Campinas/SP), têm motivos para comemorar a implantação do Bilhete Único. Ambos trabalham em Sousas, ela como cozinheira e ele, na função de operador de máquina, e agora pagam apenas uma tarifa para chegar aos seus empregos. "Antes, eu pagava as minhas passagens para ir e voltar do trabalho em dinheiro. Agora, fiz o Bilhete Único e gasto a metade do que gastava antes com passagens", afirmou Rosa. Pereira também fez o cartão e passou a economizar aproximadamente R$ 88,00 por mês. "O sistema está muito bom, espero que continue assim." No que diz respeito ao tempo disponível para pegar outros veículos, o usuário disse que está satisfeito. "Uma hora é tempo suficiente para fazer as integrações", apontou ele.
Novos atendimentos Os moradores do Jardim São Domingos não foram os únicos beneficiados com as alterações do InterCamp. Pouco a pouco, os usuários do transporte coletivo municipal estão descobrindo as facilidades da linha 3.00 Sousas/Terminal Barão Geraldo, que começou a operar no dia 29 de abril. A linha, que tem ponto inicial na Estação Sousas, próximo ao supermercado Galassi, passa pelo Shopping Galleria, Carrefour D. Pedro, Shopping D. Pedro e segue até o Terminal Barão Geraldo. André Luiz Rodrigues é promotor de vendas e mora na Vila Nogueira. Na manhã desta quarta-feira, dia 17, pegou o ônibus 3.00 pela primeira vez com destino à Barão Geraldo.
Rodrigues contou que quando precisava se deslocar até um supermercado que fica em Barão - um dos locais onde trabalha - pegava uma linha intermunicipal, o que tornava a viagem mais cara. "Gostei dessa linha. Até o ônibus é diferente", apontou o promotor, referindo-se ao veículo de piso baixo. Com design diferenciado, o ônibus tem o piso no nível da calçada na porta central, facilitando a entrada de idosos e de pessoas com deficiência. Além disso, possui um assento especial para pessoas obesas e outros dois especiais para transportar deficientes físicos. Economia para a população Devido à sua profissão, o promotor de vendas contou que pega diversos ônibus durante todo o dia, visitando diferentes supermercados.
Em razão disso, ele apontou uma outra vantagem do bilhete: em algumas situações, Rodrigues conseguiu pegar um ônibus, fazer o trabalho em um local, sair e fazer a integração, pagando uma só tarifa. A aposentada Benvinda Ferreira, moradora do distrito de Barão Geraldo, revelou que utiliza o Bilhete Único Gratuito, mas constatou as vantagens que o novo sistema pode proporcionar às pessoas que trabalham naquela região. "Com o cartão, quem mora no Ouro Verde ou no Campo Grande consegue vir trabalhar em Barão gastando só uma passagem. Isso é muito bom para a população!" Agilidade e rapidez nas viagens
Neide Aparecida Camargo, merendeira da Escola do bairro Reforma Agrária, foi beneficiada com a redução dos intervalos dos ônibus. "Antes eu esperava mais de uma hora nos pontos de ônibus do Reforma Agrária, agora é rapidinho. Eu paro na estação de transferência, mas mesmo assim é mais rápido. Eu moro no Bonfim e consigo chegar até o meu trabalho em menos de uma hora, usando uma passagem só", afirmou Neide. No Jd. Nossa Senhora de Lourdes, a oferta de ônibus aumentou e os usuários já constataram a melhoria. "Estou achando maravilhoso, nunca teve tanto ônibus aqui no bairro.
Ainda é preciso fazer algumas adaptações, mas no horário que eu uso, está muito bom. Além disso ônibus para os bairros também estão mais rápidos", disse Maria das Graças Macuiama da Silva, que é agente de Saúde do Centro de Saúde Carvalho de Moura e anda diariamente em diversas linhas, atendendo à população. A diminuição nos intervalos também foi elogiada por Rute Feliciano Gomes, moradora do Jardim Icaraí. "Antes, eu ficava mais de uma hora esperando o ônibus. Agora é muito mais rápido. Na minha opinião, o transporte público está ótimo!" Mas os benefícios do Bilhete Único não param aí. No próximo final de semana, as linhas das regiões da Abolição e da Cidade Judiciária sofrerão alterações, sempre tendo em vista proporcionar à população transporte com qualidade, agilidade, segurança, economia de tempo e de dinheiro. Ana Carolina Bertho Colaborou Regiane Muniz Fonte: Empresa Municipal de Campinas/SP |
No Rio de Janeiro (como na maioria das capitais brasileiras) o serviço de transporte público é uma lotação mesmo! O passageiro paga caro para ser mal tratado! Mas isso pode mudar com o programa riocard patrocinado!
Pela superlotação, dá para perceber o tom da decadência
Fume sem ingerir Tóxicos!
Livre-se da nicotina e das mais de 4.720 substancias nocivas do cigarro com o
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