quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Rodoviária Novo Rio pode mudar de bairro

Rodoviária será transferida para Irajá

Essa é a ideia da Prefeitura uma vez que a revitalização da Zona Portuária não prevê que a mesma fique por la, apesar do consorcio que administra a mesma ser aparentemente contra a mudança. A nova rodoviária ficaria em Irajá, no Trevo das Margaridas onde a Av. Brasil encontra a Rodovia Presidente Dutra (em azul no mapa). O objetivo é tirar de dentro do Centro da cidade o movimento de centenas de ônibus por hora, o que ate é positivo, porem é necessário pensar se o novo local para a Rodoviária é propicio.

Um ponto a ser considerado é que a Rodoviária tem uma importante função para o turismo da cidade, assim como para a mobilidade intermunicipal. Milhares de pessoas que saem e chegam da cidade todos os dias passam por ali, e portante é necessário pensar como essas pessoas vão chegar e sair da rodoviária ate o seu destino final.Segundo a Prefeitura a resposta para isso seria o BRT da Avenida Brasil. Porem é necessário lembrar que essa conexão somente irá ate o Caju. Ou seja, a Rodoviária estaria segregada do Centro da cidade e sem uma conexão direta com o mesmo. Seria necessário pegar o BRT e mais um Metrô, Ônibus ou Trem.

Acho portanto que é necessário pensar um pouco mais nessas questão. A solução simples pode não ser a melhor. A mais ou menos 2,5 km seguindo a Avenida Brasil para Oeste esta a estação do Metrô de Coelho Neto. 2.5km na direção oposta, em direção ao Centro a estação de Parda de Lucas da Supervia. A meu ver deveria-se estudar a Rodovia em uma dessas localidades, a meu ver na estação da SuperVia. Essa tambem teria uma estação do BRT da Av. Brasil.

Julgo que a Estação da SuperVia seja melhor (em Verde no mapa) porque creio é mais possivel nesse modal implementar uma linha expressa de Trem que fizesse a conexão direta Rodoviária – Maracanã – Central. Um ramal com apenas 3 paradas que faça a ligação rápida Centro – Rodoviária. Com apenas uma estação intermediária que faz com que haja duas integrações com Metrô alem de conectar um importante equipamento de entretenimento.

Porem para isso seria necessário a remoção de favelas da região e uma completa revitalização daquela área. O que seria muito bom para a cidade. Mas como sabemos o bom não exatamente o mais importante. O terreno previsto no Trevo das Margaridas é praticamente desprovido de construções e assim barateando a construção. Da maneira como esta sendo planejado provavelmente teremos uma Rodovia que terá um acesso bastante pior para quem vem da Zona Sul e Centro, que são os polos turísticos e empresariais da cidade.

O BRT que passará pela Rodoviária não esta planejado de ir ate o centro o que faz com que sejam necessárias duas conexões para chegar ao Centro, um inconveniente em tanto para quem já esta a horas dentro de um ônibus. Acho também que deveria ser mantida uma pequena rodoviária perto da Leopoldina para que haja integração pontual com o possivel Trem Bala e para linhas de ônibus que venham da Região dos Lagos. Transcrito do Caos Carioca


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A Rodoviária Novo Rio poderá ter que sair do bairro de Santo Cristo, onde está desde 1965, para dar lugar a mudanças que vão melhorar o trânsito no local como parte do projeto Porto Maravilha, de revitalização da Zona Portuária do Rio. O prefeito Eduardo Paes confirma que há um estudo a respeito junto com o governo do Estado para um projeto futuro. Para ele, o melhor lugar para a nova Rodoviária Novo Rio seria em Irajá, no subúrbio, num terreno do Departamento Nacional da Infraestrutura de Transportes (Dnit), vizinho ao Trevo das Margaridas.
"O novo local ainda está sendo estudado, mas, no momento Irajá é, sem dúvida nenhuma, a melhor opção", disse Paes.

A assessoria do governo do estado informou que "a proposta da prefeitura será analisada em conjunto com o governo do estado. O projeto resultante dos estudos levará em conta o transporte intermunicipal de forma que não haja prejuízo para os usuários".
Pelo projeto de revitalização da Zona Portuária, previsto na Lei 101/2009, do Elevado do Gasômetro sairão duas rampas em direção a Santo Cristo, "na altura da atual rodoviária".
O prefeito disse que a cidade precisa de uma rodoviária mais central, com uma rede de transporte que leve as pessoas para todos os lugares da cidade.
"Com os BRTs sendo implantados, com reforço no trem e no metrô, teremos todas as condições", explicou.

Paes deu um exemplo: quem vem de São Paulo pela Rodovia Presidente Dutra, e quer ir para a Zona Norte do Rio, chega à Rodoviária Novo Rio e tem que voltar; assim como quem pretende ir para a Barra da Tijuca. Para o prefeito, o terreno do Dnit poderia abrigar um grande projeto.
"É um belo terreno, daria para fazer um super-rodoviária, uma superintegração dos BRTs. O ideal é que os ônibus que vierem da Região Metropolitana e de outra áreas da cidade todos se integrem ali. E dali todo mundo chegue de BRT no Centro".

Qualificação do transporte
Para o prefeito, o projeto de retirada da rodoviária ajuda na revitalização da Zona Portuária, mas é, antes de tudo, uma iniciativa voltada para a melhoria do trânsito na cidade, completando as obras que devem trazer as novas vias Transoeste, Transcarioca e Transolímpica, de corredores de ônibus expressos.
"Seria inclusive uma concessão a ser feita pelo Estado, que é quem tem a responsabilidade de conceder serviços rodoviários intermunicipais e interestaduais. Esse estudo está sendo feito em parceria entre a prefeitura e o estado", disse Paes.
Segundo o projeto de revitalização da Zona Portuária, a área da rodoviária terá gabarito de 150 metros e construção de até 50 pavimentos.

Reforma recente
Em 2009, a Rodoviária Novo Rio ganhou lojas e praça de alimentação após reforma que custou R$ 17 milhões e durou dois meses. O terminal ficou com ares de shopping Center. A reforma incluiu melhorias nos guichês, nas plataformas, na sinalização e no sistema de segurança, que passou a ter 53 câmeras.
O consórcio que administra a rodoviária enviou uma nota sobre o estudo da prefeitura. Eles afirmam que desde o início de operação e gestão do terminal, destinou um investimento da ordem de R$ 50 milhões em melhorias nas instalações, tecnologia e nos serviços prestados aos usuários. Além das obras previstas no contrato de concessão, foram realizadas melhorias não-contratuais, na primeira fase do projeto de revitalização do terminal, entregue em novembro de 2009.

O consórcio também informou que a posição  do terminal rodoviário Novo Rio (próximo ao Centro empresarial da cidade, equidistante dos bairros do município do RJ e as principais vias de acesso as rodovias como Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói) é estratégica e desenvolveu projeto para utilização de todo o potencial construtivo da área, "considerando ainda a ampla integração dos modais em consonância com a mudança do sistema viário da região. Dessa forma, além de integrar o atual espaço do terminal com o Porto Maravilha, o projeto contemplará a implantação das edificações previstas na Lei Complementar."

Segundo afirmou o consórcio, a Rodoviária Novo Rio, em seu atual local, "tem sido exemplo bem sucedido de concessão estadual à iniciativa privada, tendo propiciado inúmeros benefícios a população, ao receptivo turístico e ao desenvolvimento econômico da região, e portanto, significando excelente opção no transporte e serviços 24h ao grande fluxo de pessoas visando principalmente a Copa do Mundo, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016".

 Veja onde a prefeitura estuda construir a nova rodoviária do Rio
Ideia é transferir o terminal para um terreno em Irajá, no subúrbio da cidade.
Atualmente, Novo Rio está localizada no Santo Cristo, na região central.
Mapa Rodoviária Novo Rio (Foto: Arte G1)

Depois de 46 anos no bairro de Santo Cristo, a Rodoviária Novo Rio poderá ser transferida para um terreno do Departamento Nacional da Infraestrutura de Transportes (Dnit), vizinho ao Trevo das Margaridas, em Irajá, no subúrbio da cidade. Mais cedo, o prefeito Eduardo Paes confirmou que há um estudo a respeito junto com o governo do estado para um projeto futuro. "O novo local ainda está sendo estudado, mas, no momento Irajá é, sem dúvida nenhuma, a melhor opção", disse.

A transferência seria realizada para dar lugar a mudanças que vão melhorar o trânsito no local como parte do projeto Porto Maravilha, de revitalização da Zona Portuária do Rio. Mas, com a mudança, a nova rodoviária ficaria bem mais distante da região central da cidade. Em vez dos atuais 3 quilômetros, cariocas e turistas que desembarcassem na nova rodoviária teriam que percorrer cerca de 21 quilômetros, ou seja sete vezes mais, para chegar ao Centro do Rio. Fonte: G!.Globo.com

Um comentário:

  1. Interessante, para quem vai se dirigir aos bairros do subúrbio ou zona oeste vai melhorar, já vai estar no meio do caminho.

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