Rodoviaria Novo Rio - Rio de Janeiro



A Rodoviária Novo Rio é uma das mais movimentadas do Brasil, cerca de 50 mil pessoas passam por ela todos os dias, a rodoviária oferece também um infra-estrutura mediante 200 linhas de ônibus para total conforto de seus passageiros. A Rodoviária proporciona os serviços de táxi, praça de alimentação, estacionamento, caixas eletrônicos, pontos de informações e guichês 24 horas, tudo isso com total segurança para você e seus familiares.
Administração, Achados e Perdidos, Auxilio a Deficientes Físicos e Idosos, Balcão de Informações, Caixas Eletrônicos dos Bancos, Carregadores de Bagagens, CODERTE (Cia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais), Correios, DETRO, DNER (Dep. Nacional de Estrada de Rodagem), Estacionamento, Guarda-Volume, Posto Policial, Sala Vip, Sanitários / Banhos, Serviços de Encomenda, Táxi eTelefones Públicos

Insatisfatório serviço de táxi no Rio de Janeiro (e na Rodoviária Novo Rio)
Com ações planejadas de forma estratégica para combater a circulação de táxis irregulares no Município do Rio, a Prefeitura iniciou, em 2010, contínuas operações de fiscalização nas localidades que apresentaram maior incidência de reclamações. Um relatório consolidado aponta que, em dez meses de atuação, 9.292 táxis que circulavam pelas ruas da cidade foram fiscalizados e que 1.887 foram reprovados por apresentarem problemas que poderiam colocar em risco a segurança dos usuários. A foto acima, cuja autoria é atribuída a Eliane Carvalho, foi extraída do site  da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Arquivo:RodoviariaNovoRio2.jpg

Por meio da Subsecretaria de Fiscalização (SubF), criada pela Prefeitura junto à Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), pontos de interesse turístico, terminais rodoviários, aeroportos e principais vias de acesso entre os bairros contaram com a atuação de fiscais, que constataram irregularidades em 20,30% dos táxis checados.

Durante as ações, os problemas mais encontrados foram o mau estado de conservação do táxi, a documentação vencida ou mesmo a falta de documentos obrigatórios para a prestação do serviço na cidade, seja do veículo ou do condutor. Quem foi reprovado pela fiscalização só poderá circular novamente, prestando o serviço de transporte à população, após ter resolvido a irregularidade do táxi penalizado, o que terá que ser conferido pela SMTR, em nova vistoria.

De acordo com as estatísticas da SubF, a relação abaixo apresenta os percentuais de reprovação em alguns dos locais de interesse turístico fiscalizados, no período de dez meses:
Maracanã - 39,51%
Quinta da Boa Vista - 39,44%
Corcovado - 27,70%
Lapa - 24,73%
Píer Mauá - 22,35%
Pão de Açúcar - 18,78%
Rodoviária Novo Rio - 18,43%
Aeroporto Santos Dumont - 17,60%
Aeroporto Internacional - 12,79%
Copacabana - 10,55%
Central do Brasil - 8,06%

A SMTR (secretaria municipal de transporte rodoviario) recomenda que, em caso de possíveis irregularidades, denúncias podem ser registradas pelo telefone 2286-8010. Entretanto, é fundamental que o usuário forneça às autoridades o máximo de dados possíveis no momento da denúncia, tais como o número de placa do veículo, nome e registro do condutor.



Lamentavelmente, o terminal rodoviário Novo Rio, umas das principais portas de entrada da Cidade Maravilhosa, ainda é um ponto esquecido no mapa das políticas governamentais.
Situada num local feio, fétido e poluído, a rodoviária é também um lugar isolado, sem contar com uma estação de metrô e que nem sempre pode dispor de opções confortáveis para transportar o passageiro com um padrão de qualidade satisfatório. É o que se vê, por exemplo, em relação aos serviços de táxi oferecidos ali.

Ontem (14/12/2011), ao desembarcar no terminal, pouco antes das 20 horas, fiquei por vários minutos aguardando um táxi da cooperativa para me levar até o Grajaú, mesmo pagando uma cara tarifa pré-fixada de R$ 26,00 com bandeira 2. Pois, logo após comprar o bilhete do táxi dentro da rodoviária, o consumidor ainda fica em pé numa fila no lado de fora da rodoviária esperando a sua vez de entrar no carro.

Há momentos em que é fácil conseguir um táxi comum. Mas, em outras ocasiões, não. E a fila pode durar muito tempo...

Nesta quarta-feira, além de ter chovido na cidade (fator que aumenta a demanda pelo serviço de táxi), parece ter havido também congestionamentos no trânsito, o que são acontecimentos previsíveis e corriqueiros nas grandes cidades brasileiras. Porém, segundo me informou o motorista, as filas podem chegar a dobrar quarteirões em épocas de feriado, como se vê nos dias quentes de final e começo de ano.

Ora, como que esta cidade pretende receber turistas nos eventos esportivos agendados para a presente década?

Ou será que na cabeça do prefeito Eduardo Paes as pessoas só vão ficar andando de avião durante a Copa de 2014?

Além do mais, não é justo que pessoas idosas, gestantes e mães com criança de colo sejam atendidas em condições tão absurdas. E, sendo assim, onde é que fica o direito à prioridade desses cidadãos e a observância do princípio constitucional da dignidade do ser humano?

Refletindo sobre a maneira pouco respeitosa em que o consumidor é tratado na rodoviária do Rio, concluí ser indispensável o Poder Público obrigar as empresas prestadoras de serviços de táxi a disponibilizarem ali uma sala de espera com ar condicionado e assentos. Deste modo, ao invés do passageiro ficar em pé e com sua bagagem formando fila numa calçada imunda, o usuário aguardaria sentado numa cadeira ergometricamente correta, esperando ser chamado conforme a numeração de sua senha.

Outrossim, este tipo de serviço precisa de novas e melhores regras que, através de lei municipal, assegure mais qualidade, segurança e respeito ao consumidor. Pois, tendo em vista o preço cobrado pelos taxistas, bem como os interesses da coletividade, nossas autoridades precisam adotar medidas que reduzam a vulnerabilidade do passageiro.

Entendo que, se o órgão local com poderes de regulação puder elaborar e aplicar um eficiente plano de metas de qualidade para ser gradualmente alcançado até 2016, a situação deste tipo de transporte poderá mudar consideravelmente em todo o município do Rio. Assim, todas as empresas e cooperativas passariam a fornecer protocolos padronizados que facilitariam bastante a fiscalização pelo Poder Público e pela sociedade. Neste caso, um chamado telefônico, em condições normais, teria que ser cumprido dentro de um prazo máximo. Qualquer atraso obrigaria o fornecedor a devolver imediatamente o dinheiro pago acrescido de uma multa a ser recebida pelo consumidor para compensar a perda de tempo, sem prejuízo de uma eventual reparação por danos material ou moral. E, caso a empresa ou cooperativa trabalhe com cartões de crédito ou de débito, teria que tratar todos os seus clientes com igualdade, não podendo dar um tratamento diferenciado para aquele que paga em dinheiro ou aceitar apenas esta forma de pagamento quando a procura aumentar em razão de fato extraordinário (houve vezes em que a cooperativa de táxis na rodoviária só estava aceitando pagamentos em dinheiro porque a demanda tinha disparado).

Independente de quaisquer mudanças na legislação aplicável aos táxis, o Poder Público deve também ser mais exigente na relação contratual no tocante à prestação desse serviço em terminais rodoviários, aeroportos, estações ferroviárias e de transportes aquáticos. Não apenas por causa do alto fluxo de pessoas, mas principalmente em razão das condições específicas do passageiro que, além de estar portando bagagem, também sofre o cansaço físico decorrente da viagem e necessita de um espaço adequado para aguardar pelo seu atendimento. E aí, se a lei passar a exigir esta cláusula para fins de validade contratual, bem como houver vontade política da Prefeitura, as coisas poderão começar a mudar.
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